segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Gastronomia

A História da Gastronomia


Alimentação faz parte da vida da humanidade e exerce grande influência na sobrevivência, na conservação e no desempenho dela. Hoje encontramos comida nas prateleiras dos supermercados em um número praticamente ilimitado de variedades, e de diversas partes do mundo, mas nem sempre foi assim, a alimentação evoluiu muito e principalmente no século 20. Foi no século 20 que conhecemos a energia elétrica que trouxe consigo a refrigeração e a comodidade de podemos utilizar, batedeiras, liquidificadores e uma infinidade de produtos domésticos.


Ícone do século 20 popular em todo mundo, o hambúrguer duas fatias de pão é a mistura perfeita entre carboidratos, proteínas e vegetais. O hambúrguer descobriu a América na metade do século 19, trazido pelos imigrantes alemães embarcados em Hamburgo. Era uma comida rústica, os primeiros apreciá-la nos Estados Unidos foram os marinheiros, que aproveitavam a carne entre dois pedaços de pão para mastigar algo,  enquanto trabalhavam. A partir do início do século as massas de trabalhadores americanos necessitavam de algum tipo de alimento rápido prático e barato.


A explosão Industrial do país em 1921, surgiu a primeira cadeia de lanchonete do país. Nelas um hamburguer cozido no vapor e cheio de cebola, o prato talvez não fosse pessoalmente apetitoso mas o seu preço com certeza, era cinco centavos de dólar as pequenas lanchonetes da época, não apenas mulheres não conseguem se sentar no balcão, funcionários fazemos de tudo desde virar os hambúrgueres, mais chata Até registradas muito diferente ou não. Drives dos anos 30, pátio de estacionamento grandes e garçonetes em tempo integral serviam os esfomeados motoristas a ideia prosperou as garçonetes de patins e os clientes,  fazer um pedido usando telefones em cabine de estacionamentos nessa época o hambúrguer tornava-se um verdadeiro sinônimo dos Estados Unidos da América. 

O Hamburguer Conquistou O Mundo


Imaginou vivendo sem energia em 1849 Thomas Edison inventou a primeira lâmpada incandescente, mas para de chegar nos conhecemos hoje várias mudanças geram que acontecer no século 20, como por exemplo a modernização da Refrigeração a evolução dos transportes e principalmente que facilita na cozinha, afinal quem quer ficar sofrendo.


A partir dos Estados Unidos, hambúrguer conquistou o mundo avó dela de 150 g de carne moída entre duas metades de pão Redondo coberta de queijo acompanhada de alface tomate pode ser encontrada em quase todos os lugares do planeta. Em países com culturas diferentes adaptar um hambúrguer os costumes locais as lanchonetes começaram a chegar ao Brasil em meados dos anos 50 como. No resto do mundo aqui um hambúrguer entrou para a linha de montagem a proposta do fast-food especialização das atividades de racionalização do trabalho, possibilitou a produção dessas refeições em apenas 15 segundos.


Aqui nós falamos sobre a evolução mais ou menos idade sofreu grandes retrocessos que foram as guerras a alimentação nos campos de batalha era algo a parte cada país tinha seu jeito de tratar seus soldados e a comida destinada a isso era chamada de ração. As pessoas se acostumaram a trabalhar no período de guerra, dedicando menos tempo a preparação dos alimentos. Por conta disso além de um esforço gigantesco para construir as nações, no pós-guerra aliada a indústria que voltava a todo vapor, começaram a surgir os testes, foram inspirados nos restaurantes de driving do sul da Califórnia nos anos 40. A indústria viu aí o modelo de negócio que funciona de forma cada vez mais mecanizada expansiva.


Esse foi o século 20, período de grande expansão da tecnologia e período de grandes mudanças na humanidade, período da produção no mundo e período da globalização. Qual o futuro de lazer Até quando vamos paralisar ou quando vamos resgatar os velhos costumes Como aquela boa comida feita por nossos avós. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário